sábado, 23 de julho de 2011

No estudo para concurso, melhor é dividir o tempo entre várias matérias

Qual o melhor método de estudo para concursos públicos? Na coluna em vídeo desta quarta-feira (20), a especialista Lia Salgado responde que "não existe certo e errado, mas o que funciona para cada pessoa". O internauta Gabriel Silveira perguntou se é melhor estudar uma matéria de cada vez, até o fim, ou dividir o tempo entre várias. "Eu prefiro fazer a distribuição por tempo, porque assim você tem certeza de que vai estudar todas as matérias naquela semana, naquela quinzena e, no fim do mês, você terá avançado em todas", aconselhou a colunista.

Porém, Lia destaca que, quando se está "agarrado" a determinado assunto, nada impede que se avance sobre o horário da próxima matéria "e, na semana seguinte, você compense". Para a especialista, o importante é que, a cada uma ou duas semanas, o candidato veja todas as disciplinas, "para que nenhuma caia no esquecimento".
Método de revisão
Pedro Angelotti perguntou a Lia como incluir aulas em vídeos no método das três fases de revisão de estudos, proposto por ela em uma coluna anterior. "As aulas fazem parte da fase 1 do estudo, quando você está travando contato com o conteúdo. Seja com aulas em vídeo ou presenciais, o procedimento é o mesmo: fazer as anotações e, em seguida, usás-la como material de apoio para estudar nos livros e, logo depois, resolver exercícios", detalha a colunista. "Não pode esperar assistir a todas as aulas para só depois realizar os procedimentos da fase 1."
Falta bibliografiaComo estudar para um concurso cujo edital traz poucas fontes bibliográficas? À pergunta do internauta Ruidher Ferreria, Lia responde que não é comum nos concursos públicos os editais trazerem esse tipo de indicação. "Só costumo ver isso em concursos municipais", lembra. "Acho interessante você buscar [informações] nos cursos preparatórios, que têm muito conhecimento de cursos anteriores e das bancas organizadoras. Uma opção é participar de fóruns de discussão na internet. Tem gente que está estudando para diversos concursos e é comum haver uma troca de informações."
* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário