sábado, 29 de junho de 2013

A importância do programa de estágio



Além da importância do currículo e da postura na entrevista de emprego, há outro aspecto importante a ser considerado quando se trata do ingresso no mercado de trabalho: a participação em programas de estágio.
Cada vez mais se observa que as empresas estão investindo na formação de seus profissionais estratégicos. Uma das formas de expressão desse investimento, e que tem contribuído para o desenvolvimento de equipes envolvidas e produtivas, são os programas de estágio.
Organizações que elaboram programas de estágio têm como um de seus objetivos a formação de profissionais mais capacitados e identificados com seu estilo e seus valores. Os programas não só ajudam a capacitar estudantes para a atuação, como também contribuem para o desenvolvimento da organização que pensa o futuro e a permanência no mercado. As vantagens não são apenas para as empresas. Há também muitos benefícios para os estagiários.
A atividade de estágio ajuda a construir competências fundamentais para o futuro profissional dos estudantes. Programas bem estruturados permitem trocas de experiência entre os estagiários e o contato deles com vários setores da organização, enriquecendo sua formação. Além disso, promovem a ampliação de conhecimentos teóricos e a reflexão sobre sua relação com a prática.
Os estudantes que procuram uma inserção no mercado de trabalho devem estar atentos à forma como a empresa ou instituição estrutura sua atividade de estágio. Esse cuidado vai desde o processo seletivo até o tipo de acompanhamento que é feito pelos orientadores. O cuidado e o respeito pelos candidatos, explicando os objetivos do programa, as etapas do processo seletivo e as principais atividades são aspectos que os candidatos devem observar. A forma como a seleção é conduzida já dá indícios de como a organização pensa a gestão de sua equipe.
É importante, durante a seleção, que o candidato pergunte sobre esses aspectos, já que não é só a organização que escolhe o profissional, mas o profissional — neste caso, o estudante — também faz essa escolha, que deve ser baseada nas suas expectativas, no seu projeto de futuro e no significado da inserção naquela empresa para a sua carreira. Outras perguntas importantes a serem feitas são sobre o regime de trabalho (horas semanais; possibilidade de adequação aos horários de aula) e sobre as expectativas da empresa com relação ao estagiário. Logicamente, nem todas as perguntas podem ser feitas num primeiro contato com o entrevistador. À medida que os candidatos forem passando pelas etapas seletivas, terão oportunidade de conhecer um pouco mais a organização e tirar suas dúvidas.
Se, por um lado, programas de estágio permitem que as empresas formem seu quadro de profissionais com boas chances de sucesso nos seus objetivos; por outro, possibilitam uma inserção no mercado de trabalho com condições diferenciadas de aprendizagem, oportunidade de identificação com a organização e de iniciação profissional. Por todos esses elementos, vê-se que, com programas de estágio estruturados, todos saem ganhando.

domingo, 16 de junho de 2013

2.335 vagas de profissionais da educação especial na Secretaria de Educação - PE

O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO e o SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, tendo em vista a autorização contida no Decreto Estadual nº 39.435, de 29 de maio de 2013, Decreto Estadual nº 39.449, de 30 de maio de 2013 e nas Deliberações Ad Referendum nº 027/2013, de 04 de abril de 2013, e nº 055/2013, de 29 de maio de 2013 da Câmara de Política de Pessoal,
RESOLVEM:
I - Abrir Seleção Pública Simplificada para contratação temporária de 2.335 (dois mil trezentos e trinta e cinco) Profissionais de Nível Superior e Médio, para atuarem nos Programas e Projetos Especiais e na Educação Especial, observadas as regras contidas no Anexo Único que integra a presente Portaria Conjunta.
II - Determinar que a Seleção Pública Simplificada regida por esta Portaria Conjunta seja válida por 12 (doze) meses, prorrogável por igual período, a partir da data de homologação do seu Resultado Final.
III - Estabelecer que a contratação temporária mencionada nesta Portaria Conjunta tenha validade de até 12 (doze) meses, prorrogáveis por iguais períodos, observados os termos da Lei Estadual nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011, alterada pela Lei Estadual nº 14.885, de 14 de dezembro de 2012 e demais normas aplicáveis à matéria.

www.educacao.pe.gov.br.

domingo, 9 de junho de 2013

Senai Pernambuco oferece 20 vagas em curso na área de petróleo

Do G1 PE

A escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Santo Amaro, área central do Recife, está com as inscrições abertas para capacitação na área de petróleo. A unidade oferece 20 vagas no curso de operação de caldeira, que permite ao trabalhador qualificado desenvolver atividades na área de alimentos, bebidas, borrachas, recauchutagem de pneus, química, petroquímica e farmacoquímica. Interessados devem se dirigir ao local até a próxima terça-feira (11).

A capacitação tem 48 horas de duração e baseia-se na Norma Regulamentadora (NR) 13, do Ministério do Trabalho e Emprego, voltada para caldeiras, vasos de pressão e tubulação. Quem realizar o curso trabalhará diretamente na área de segurança, evitando interdições ou embargos da indústria e tendo maior eficiência nos equipamentos.

Para fazer o curso, candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e possuir ensino médio completo. Para se inscrever, interessados devem ir ao Senai munidos das cópias de identidade, CPF e comprovante de residência. O curso está previsto para começar na próxima quarta (12). Informações sobre horário e valor do investimento nos telefones (81) 3202-5102 ou 3202-5105.

domingo, 2 de junho de 2013

CRBio da 5ª Região abre 4 vagas para Agente Fiscal e Fiscal Biólogo

A Presidente do CONSELHO REGIONAL DE BIOLOGIA 5ª REGIÃO - CRBio-05, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do CONCURSO PÚBLICO destinada ao provimento de vagas e à formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do CRBio-05, de acordo com a legislação pertinente e com as normas constantes neste edital e em seus anexos.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O CONCURSO PÚBLICO será regido por este edital e executado pelo INSTITUTO QUADRIX DE TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
1.2 O CONCURSO PÚBLICO destina-se ao provimento de vagas e à formação de cadastro de reserva, de acordo com a tabela do item 2 e, ainda, ao preenchimento das vagas que surgirem no decorrer do prazo de validade do CONCURSO PÚBLICO, que será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.
1.3 O CONCURSO PÚBLICO de que trata este edital será composto por aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; e prova de títulos, para os cargos de nível superior.
1.4 As provas objetivas, referentes ao CONCURSO PÚBLICO, serão aplicadas nas cidades de Recife/PE e Salvador/BA.
1.5 O candidato aprovado terá jornada de trabalho semanal de 40 (quarenta) horas para todos os cargos. O contrato de trabalho se dará pelo regime celetista, ou outro que vier a substituí-lo.
1.6 O cadastro de reserva (C.R.), referente aos cargos descritos no item 2, será composto por todos os candidatos classificados em conformidade com as regras previstas neste edital. Os candidatos integrantes do cadastro de reserva do CONCURSO PÚBLICO poderão ser convocados, durante o período de validade do certame, conforme necessidade e conveniência do CRBio-05 e de acordo com a classificação obtida.
1.7 Os horários mencionados neste edital e nos demais editais a serem publicados para o certame obedecerão ao horário oficial de Brasília/DF.
1.8 Fazem parte deste edital os anexos I (Requisitos e Atribuições dos Cargos), II (Conteúdo Programático), III (Modelo de Requerimento para Candidato com Deficiência e/ou Necessidades Especiais) e IV (Cronograma de Fases).

 http://www.quadrix.org.br/