segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MEC divulga segunda chamada do Sisu 2014; confira nomes

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (27) o resultado da segunda chamada da primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada.
Os aprovados deverão fazer a matrícula nesta sexta-feira (31) ou entre a próxima segunda (3) e terça-feira (4).
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas do Sisu podem manifestar interesse em participar da lista de espera das universidades, usada para preencher as vagas que ainda estiverem abertas. A lista começa a ser criada nesta segunda-feira, e o prazo termina no dia 7 de fevereiro.
Segundo o MEC, o Sisu teve 2.559.987 inscritos, o que representa um aumento de 31,28% em relação à edição do primeiro semestre de 2013. Em todo o país, foram oferecidas 171.401 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 instituições. O ministério não informou quantas dessas vagas já foram preenchidas nem o total oferecido na segunda chamada da seleção.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Abertas inscrições para programa de residência médica do HC, no Recife

Do G1 PE

Estão abertas as inscrições para os programas de residência médica do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Interessados devem fazer cadastro exclusivamente pela internet, através do site da Covest. São oferecidas 96 vagas, distribuídas em 31 especialidades.

A seleção terá duas etapas: avaliação escrita, de caráter eliminatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório. A prova está marcada para 16 e 17 de fevereiro. A expectativa é que o resultado final seja divulgado até 26 de fevereiro.

Problemas
O Programa de Residência Médica do HC foi aprovado em dezembro passado pela Comissão Nacional de Residência Médica. As únicas exceções para a unidade de saúde são para residências em pediatria e psiquiatria, que continuam sob diligência e não podem abrir novas vagas. Apesar disso, residentes desses dois programas aprovados em seleção anterior continuam desempenhando atividades na unidade de saúde.

Apesar da aprovação, o HC chegou a ser advertido, em novembro passado, por não atender a uma série de exigências. Problemas estruturais da unidade foram relatados no parecer da comissão. Entre eles, a precariedade dos elevadores. Na época, dos nove equipamentos existentes no prédio principal, apenas quatro funcionavam. Além disso, quem circulava pelo HC reclamava do mau cheiro de esgoto que saía do subsolo e invadia os corredores.

Na época, a Diretoria do HC, Reitoria da UFPE e Coordenadoria de Residência Médica informaram que têm um plano de ação para solucionar os problemas do hospital apontados pela Comissão Nacional.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

UFPE divulga calendário de matrícula para os aprovados no vestibular 2014

Do G1 PE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nesta sexta-feira (3), os detalhes da matrícula dos aprovados no vestibular 2014 da instituição. Os candidatos classificados devem efetuar a entrega de documentos (pré-matrícula) a partir do próximo dia 31 na Coordenação do Corpo Discente dos campi do Recife, de Caruaru e de Vitória de Santo Antão.
O edital de matrícula está disponível no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). As datas e horários variam de acordo com o curso e o campus escolhidos pelo aluno. Para os aprovados no campus do Recife, a entrega de documentos para a pré-matrícula pode ser realizada, além do dia 31 de janeiro, de 3 a 7 ou de 10 a 11 de fevereiro. O dia 12 de fevereiro será reservado para os retardatários de todos os cursos.
No caso dos classificados para o Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, a pré-matrícula será feita no prazo de 3 a 6 de fevereiro, com os retardatários sendo atendidos no dia 7. Já em Vitória, o procedimento acontece de 4 a 6 de fevereiro. Também foi reservado o dia 7 para os retardatários de todos os cursos.
Os aprovados devem levar, em cópia legível e autenticada: identidade, título de eleitor e comprovante de quitação com o Serviço Eleitoral, comprovante de quitação com o Serviço Militar, certidão de nascimento ou casamento, CPF, histórico escolar e a certidão de conclusão do ensino médio.
Ainda é necessário apresentar a ficha de dados cadastrais, disponível no site da Covest, preenchida, junto com uma foto 3x4 e uma declaração de que não possui vínculo com nenhuma instituição pública de ensino superior, documento que também pode ser encontrado na página da Covest na internet.
O classificado que não puder comparecer à pré-matrícula, pode solicitar que o procedimento seja feito por meio de uma procuração particular com firma reconhecida. Pais ou responsáveis não precisam do documento. Será eliminado o candidato que não realizar a pré-matrícula ou não apresentar os documentos exigidos.

REMANEJAMENTO
A Covest também divulgou o cronograma com as datas para o remanejamento do vestibular 2014 da UFPE. O primeiro deles acontece no dia 17 de fevereiro, o segundo no dia 24 do mesmo mês, o terceiro e o quarto nos dias 28 de fevereiro e 12 de março, respectivamente. O listão deve ser conhecido até o dia 24 de janeiro.